segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

E quando a vida perde a cor?

Ontem escutei um questionamento que me fez pensar...

Eu amo, amo, amo fotografar.

Seria a pessoa mais feliz se soubesse domar minha filhinha (D5100).

E por que não sou então? É só estudar ne. Fotografia e isso: você nasce com o olhar e a tecnica voce adquire com muito estudo.

O olhar ja disseram que eu tenho. Mas e essa tao de tecnica?

Tenho uma super Ferrari na mao (segundo meu teacher), tenho os manuais, livros e revistas sobre o tema. E um mundo inteiro esperando meus cliques.

O que acontece comigo?

Meu mundo perdeu a cor.

Ja faz um tempo que isso vem acontecendo. Nao queria comentar aqui pois esse foi um espaço que criei para falar da nossa luta com o cancer.

Mas... como tudo esta interligado... la vai...

Desde 05 de dezembro estou oficialmente em casa, para cuidar de mim e poder estar ao lado de minha maezinha.

Segundo o medico, tratava-se de um F43.2 Transtornos de adaptação:

Estado de sofrimento e de perturbação emocional subjetivos, que entravam usualmente o funcionamento e o desempenho sociais. ocorrendo no curso de um período de adaptação a uma mudança existencial importante ou a um acontecimento estressante. O fator de "stress" pode afetar a integridade do ambiente social do sujeito (luto, experiências de separação) ou seu sistema global de suporte social e de valor social (imigração, estado de refugiado); ou ainda representado por uma etapa da vida ou por uma crise do desenvolvimento (escolarização, nascimento de um filho, derrota em atingir um objetivo pessoal importante, aposentadoria). A predisposição e a vulnerabilidade individuais desempenham um papel importante na ocorrência e na sintomatologia de um transtorno de adaptação; admite-se, contudo, que o transtorno não teria ocorrido na ausência do fator de "stress" considerado. As manifestações, variáveis, compreendem: humor depressivo, ansiedade, inquietude (ou uma combinação dos precedentes), sentimento de incapacidade de enfrentar, fazer projetos ou a continuar na situação atual, assim como certa alteração do funcionamento cotidiano.

Transtornos de conduta podem estar associados, em particular nos adolescentes. A característica essencial deste transtorno pode consistir de uma reação depressiva, ou de uma outra perturbação das emoções e das condutas, de curta ou longa duração.

Choque cultural
Hospitalismo da criança
Reação de luto

A primeira coisa que ele falou: Fique tranquila, voce nao esta em depressao. Apenas atingiu um nivel de estresse e ansiedademuito alto.

Mas sabe quando as coisas so pioram?

Conheci o F32.1 (Episódio depressivo moderado)

Nao importam as definiçoes. Quando ele colocou isso no papel e o perito concordou, doeu demais. Estava confirmado. Durante todo esse tempo eu neguei. Imagina, depressao eu? 

Pessoas que me amam e a quem amo muito dizia, vai viver, ser feliz, mas pra mim era normal passar o dia todo trancada aqui no quarto. Sim, no quarto. Nem mesmo da cama saia, por dias (ta, eu ainda tomava banho, rs). E minha casa nem e tao grande... 

Eu nao queria enchergar. Desses 2 meses que se passaram, estive com a mae no recanto ate o dia 28 de dezembro. Nesse meio tempo, mantive minha rotina (nataçao, ingles, faculdade, psicoterapia, etc).  

Mas quando a mae teve alta, nao sei, o que era pra ser melhor nao aconteceu. E claro que estou muito feliz por ela, mas o NACE era nosso RECANTO. Eu me sentia segura la sabe. Agora ela nao precisa mais de mim. Tem a Ester por perto, o Samuel voltou a morar em casa, e o meu pai, como foi demitido esta passando mais tempo com ela. E eu? Hoje sou apenas a acompanhante que nao falta a uma consulta se quer.

Eu achei um outro refugio.

Minha casa passou a ser parte de mim. Pessoas que moram no mesmo quintal que eu passava dias sem me ver. 

Eu sei. Nada disso e certo, mas preciso dizer em voz alta para eu ver se acredito no que estou passando. Os dias tem sido muito dificeis. Quero voltar correndo para o meu trabalho. Mas nao sei se posso. Nao sei nem se continuo sendo util. 

Minha vontade e de fazer nada. Tudo que sinto e um vazio. Grande, mas tao grande que parece tomar conta de mim. Sinto culpa em ser feliz, em viver. 
Eu tento, juro que tento continuar a vida, mas nada faz sentido. Continuei minhas atividades acima citadas mas como um robo, por obrigacao, por cansar de me dizerem VAI VIVER. 

Cara, estou vivendo... por incrivel que pareça eu nao desisti (ainda)... sao muitos os questionamentos em minha mente. Nao faz sentido nada disso. 
Preciso encontrar um ponto de equilibrio entre esse fazio e eu. Nao posso deixa-lo dominar meu ser.

Me afastei do blog pois sentia que nao tinha direito de dizer tudo isso. Mas decidi, mesmo que ninguem leia (quem se atrai por textos longos como este?) preciso dizer. 

Nada adiantou... nem mesmo um banho de chuva. Acreditava que lava a alma, e lavou... mas depois de minutos tudo voltou.

A palavra que mais tenho usado: MONTANHA-RUSSA. E assim que me sinto. 
E tao rapido. Nao posso dizer que um dia estou bem e no outro nao. Meus sentimentos ou pelo menos a demonstracao deles mudam a cada instante. Talvez essa seja a razao por eu me fechar no meu quarto. Nao quero contaminar ninguem com minha tristeza. 

Tudo isso, penso eu ser resultado de uma vida fechada, guardando tudo pra si. 
Quando essa batalha começou, eu assumi um papel para o qual nao pensei estar preparada. Tomei a frente de tudo, e isso me sobrecarregou. 

Passei quase dois anos sem derramar uma lagrima pelo que es estava sentindo. Pensei estar doente, afinal isso nao  enormal. E talvez eu ate ja estivesse. Talvez aquela fosse a hora de procurar ajuda... nao quando tudo ruiu...  

E ca estou... trancada mais uma vez no meu quarto... esperando minhas horas passar. Vestirei minha fantasia de esta tudo bem e bora pra facul. Nao sei como vai ser meu amanha, alias nao sei nem das proximas horas. Talvez eu de altas risadas escutando os causos das ferias de minhas colegas ... ou talvez eu simplismente desabe... mais uma vez.

Por isso, se me permite lhe dar um conselho, nao se sobrecarregue. Deixe te ajudarem antes que seja tarde. Nao tenha receio de se abrir. Alguem precisa te escutar. E chore, deixe o mundo ver que voce e humano. Doe demais uma lagrima parada nos olhos, um gemido... um grito preso na garganta. Nao se envergonhe. 

E se tiveres acesso a um profissional que possa te ajudar, nao se envergonhe. Pscicologo e apenas um amigo (que voce paga pra te escutar), psiquiatra nao sao apenas para os loucos e remedios sao seus parceiros na busca pelo equilibrio. 
Falo por mim mesma. Lutei e relutei em procurar um profissional, talvez pelos receios que trago desde a adolescencia. Tomei meus remedios para a ansiedade e quando me questionaram se eu queria estar feliz a base de remedio eu disse que sim, desde que me garantissem dias de paz. Mas deixei que contaminassem minha mente e parei. Tem sido os piores dias desde entao, uma instabilidade desde entao. E assustador nao saber como vai estar se sentindo daqui a alguns minutos. 

Ta, nao briguem comigo, vou voltar. So preciso passar com meu medico de novo. 

E a psicologa tambem pensei em deixar. Na minha cabeça algo me diz que de nada tem me adiantado. Sera? Com as festas, carnaval etc, ja faz quase um mes que nao a vejo. Ja vi que e pior sem ela. Entao bora voltar tudo pro lugar ne.

E para quem chegou ate aqui no meu texto, obrigada por me escutar... 

O assunto da fotografia? Continuo depois... quando encontrar a cor para o mundo novamente...
       

5 comentários:

  1. Sabe Sara, eu me interesso por textos longos, ainda mais quando se trata de pessoas que moram dentro meu coração que tenho muito carinho e afeto.
    Olha depois de ler fiquei um tempo pensando o que escreveria para você.
    Bom no começo da leitura de seu relato me perguntava, ( como será que sua Mãe gostaria de você tivesse?)tenho certeza que a sua mãe, minha linda sogrinha não concorda com esta situação, então por favor, pelo amor que você sente por ela, faça o melhor, eu notei você meio para baixo, não da para vestir a "fantasia de que esta tudo bem" sempre, mais quero que você se faça sempre esta pergunta, olha é serio ! Sempre tá..;Pergunte a você, O que minha mãe acha? o melhor para mim? sua Mães Sara, mais do que ninguém AMA VOCÊ ( essas duas palavras em maiúsculo é muito importante, na 1º,2ºe3º pessoa).
    Sara, você não pode continuar nesse caminho, não desse jeito,você pode até não perceber mais a felicidade de muitas pessoas depende de você,(exemplo: Eliseu,Dona Ana, sr João, Ester,Samuel,Emily,EU (Dinho),Seus tios, seu colegas da faculdade, do serviço,as crianças da AACD (onde você forá voluntária),o Pessoal do Blog...) percebe o quanto você é importante? Deus não da a cruz se ele não confiasse em seu servo, em sua FILHA, você é Especial e esta rodeado de pessoas que te ama e que faria de tudo para te ver feliz, mais do que imagina, sem fantasia ta, de verdade rsrs... Não pense que você esta sozinha, olha só o tanto de pessoas que acompanham seu blog sua Historia e como toda boa historia, lembre-se de quantos já sorriram com o sorriso de outro e quantos choram as lagrimas de outros, mais no final sempre acaba bem. Eu quero esta na inauguração da sua Empresa, Estou falando serio! ou quem sabe você administrando uma rede de loja... han teria maior prazer... e quantoa fotografia olha linda seu mundo não esta preto e branco é vivo e cheio de cores, o "Olhar você ja Tem" então Abra os Olhos... tenho que ir...
    Há todos que lê e acompanha este blog, um muito obrigado,a você minha cunhada, Não subestime sua capacidade de ser feliz e fazer outros felizes, lembre se que sua mãe e um monte de gente conta com você, Não é pressão é prazer de te-la por perto, certo ...
    vou ficar por aqui, mais se precisar me liga, e-mail,SMS, sinal de fumaça, o importante é que sempre poderás contar com migo e sua irmã que te ama muitoooooo .... grande beijo ...
    com Carinho, Cunhado DINHO ***

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida, estarei sempre aqui, torcendo muito vc, lendo com maior carinho tudo o que vc escreve, me emocionando!
    Sou sua fã viu? e todas a vezes que vc escrever , lembre que estarei aqui, admirando seus texto, sentindo um pouquinho do que vc está passando e orando muito por vc! bjus

    ResponderExcluir
  3. Sara,
    Que bom que você desabafou um pouco por aqui. Não deixe de voltar ao médico e à psicóloga. Às vezes também a gente não se dá bem com algum profissional e se você tiver condições procure outros. O melhor de tudo é você mesma ter consciência de que foi a sobrecarga que te deixou assim, muitas pessoas sofrem sem saber o porque. É difícil pra gente carregar tudo sozinho, as vezes eu achava que estava sendo exagerada nos meus sofrimentos, achando que tinha pessoas que estavam sofrendo mais que eu, um dia a terapeuta falou "a dor é sua, e por ser sua é a maior de todas. Permita-se chorar".

    Estarei sempre por aqui para te escutar por palavras escritas.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sara,

    Eu adoro esse blog
    http://semtranstorno.blogspot.com.br/

    Vc conhece?

    bjs

    ResponderExcluir
  5. tudo posso naquele que me fortace....tenha sempre fé,porq deus nos fez ja sabendo o nosso dia de amanha,entao confia somente nele,e nunca questione o que deus tem para nos...mas tente entender o seu quere,fica com deus.

    ResponderExcluir