quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Recapitulando

Essa semana o blog bombou geral, estou muito feliz.
E para aqueles que estão chegando agora e não acompanharam os posts sobre o processo de descoberta e tratamento do câncer da Dona Ana, hoje tive o prazer de contar nossa história para a queria Evelin, uma guerreira que conheci aqui na Blogosfera e aprendi a admirar incondicionalmente.
E aproveito para registrar aqui o que repassei a ela. Um breve resumo desses 19 meses aproximadamente:

Nesta foto, no ICESP, última internação
antes de retomar à quimioterapia
Samuel, mamys e Graziela
___

Oi Evelin,

O blog está meio desatualizado quanto ao tratamento da mãe pois não tenho estado muito a par. Quem acompanha mais é a minha irmã. Como estou trabalhando nós revesamos.

O que contei sobre o tratamento ta na guia História (http://sarinha-ramos.blogspot.com.br/search/label/História)

Mas resumindo,
ela se internou em março de 2011 para cirurgia de drenagem pois estava com derrame pericardico. Passou 2 meses internada em tratamento para tuberculose pois esse era o diagnostico mais próximo que eles tinham com base em suposições pois nada foi confirmado em exame.

Ao receber alta, voltou na semana seguinte para retorno e constataram que o derrame havia se refeito.

E uma nova cirurgia foi feita ainda sem saber o que estava causando esses derrames (produção de líquido no tecido que recobre o coração).

Após se recuperar da cirurgia iria ter alta novamente sem diagnóstico. Sempre diziam que de 1000 casos de derrame pericárdico apenas 1 ou outro se descobria a causa.

Ai a minha mãe questionou que não estava se sentindo bem, que não gostaria de ter alta sem realizar novos exames.

Foi aí que após várias tomografias, veio a tão temida notícia: adenocarcinoma de pulmão - estágio IV e que a espectativa de vida dela era apenas 4 meses pois já estava em estágio avançado.

Várias perguntas surgiram em nossa cabeça.

As básicas né: porque ela e não eu?

e a que mais me incomoda: como ela passou 2 meses internada fazendo exames quase diários e o tumor não apareceu?

2 meses fariam diferença no tratamento?

O que causou isso (além do fator genético, pois ela perdeu uma irmã para o cancer com apenas 20 anos de idade)?

E muitas outras perguntas..

Começou o tratamento com quimioterapia. Nesse período de jun/2011 até outubro/2011. As sessões não derrubaram o cabelo dela por completo.
Como era bem comprido (somos evangelicas), ficou ralo ai ela cortou no ombro. E o cabelo foi se refazendo e ocorreu tipo uma espécie de troca, crescia os novos ela aparava os velhos.

E quanto tava lindinho, teve que iniciar uma quimio mais forte pois o remédio que ela tomava via oral desde fev/2012 não estava mais fazendo efeito.

E é isso, desde o fim de agosto ela está neste novo tratamento, que não tem causado tanto enjoo como no ano passado mas fez dela a carequinha mais linda do mundo.


2 comentários:

  1. É essa história eu conheço de perto.. Sei o quanto tem sido difícil.. Mas sei quantas vitórias diárias Deus tem nos proporcionado.
    Sei que não está sendo fácil para nós.. Mas Deus tem nos sustentado...

    ResponderExcluir
  2. Ele nunca nos desampara. Não é mesmo?

    ResponderExcluir